top of page

Gravidez e Sintomas Gastrointestinais

Já ouviu falar das alterações do apetite, do paladar e/ou olfativas e das náuseas e vómitos característicos do 1º trimestre da gravidez? E da azia e obstipação durante o 2º e 3º trimestres? Tudo isto pode ser explicado pelas alterações fisiológicas que ocorrem durante a gravidez.

A maior necessidade de nutrientes para a grávida e o feto em desenvolvimento podem explicar o aumento do apetite. As alterações do paladar, náuseas, vómitos e enfartamento são explicadas pelas alterações hormonais que ocorrem durante a gravidez. Em relação à obstipação e azia podem ser explicadas pela maior produção de progesterona durante a gravidez, que leva ao relaxamento muscular e consequentemente refluxo gástrico e diminuição do peristaltismo intestinal.

Agora que sabemos o porquê de todos estes sintomas gastrointestinais característicos da gravidez, vamos aprender a contorná-los através da alimentação.


Náuseas, vómitos e azia

Estes sintomas afetam cerca de 70% das grávidas no 1º trimestre e são mais frequentes de manhã. Para aliviar estes sintomas, deve:

  • Fazer refeições pequenas e mais frequentes (intervalos de 2 horas);

  • Comer lentamente e num ambiente tranquilo;

  • Evitar preparações culinárias com cheiros intensos e coma em locais arejados;

  • Ingerir alimentos secos (ex.: frutos gordos, cereais bem cozidos, bolachas de água e sal, torradas com doce, batatas bem cozidas, ovos cozidos e carne magra);

  • Comer 2 ou 3 bolachas/tostas antes de se levantar da cama;

  • Evitar os alimentos que identificou como irritantes (ex.: café, chá preto/verde, chocolate e comida muito condimentada);

  • Evitar alimentos muito gordurosos (má digestibilidade);

  • Ingerir líquidos frios, cerca de 1-2 horas antes e após as refeições, evitando ingerir líquidos durante a refeição para não aumentar o seu volume;

  • Evitar deitar-se imediatamente após as refeições e elevar a cabeceira da cama.

Para além disso, alimentos líquidos e quentes (ex.: sopa e chá) parecem agravar as náuseas e vómitos, pelo que será prudente evitá-los nestas alturas. Há ainda quem diga que consumir amêndoas com pele diminui as náuseas, vómitos e azia, apesar de não haver qualquer explicação científica para este facto.

Se os vómitos forem persistentes e comprometerem a sua ingestão alimentar e hídrica, consulte o seu médico uma vez que a hiperemese gravídica é uma condição séria que necessita de acompanhamento próximo.


Obstipação

Cerca de 35-40% das grávidas sofrem de obstipação. Para aliviar este sintoma, deve:

  • Beber cerca de 2L de água por dia;

  • Aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibra (ex.: pão integral, arroz integral, cereais integrais, legumes e frutas frescas e secas especialmente ameixas e figos);

  • Praticar atividade física regularmente.

A linhaça triturada parece ser eficaz em casos de obstipação, mas lembre-se: se aumentar o consumo de fibra sem aumentar a ingestão hídrica, a obstipação irá agravar, pelo que é fundamental beber no mínimo 2L de água diariamente.

Para além disso, os suplementos de ferro podem provocar ou agravar a obstipação. Se estiver a tomar estes suplementos e notar um agravamento da obstipação, consulte o seu médico.


Bibliografia

  1. DGS. Alimentação e Nutrição na Gravidez. 2015

  2. Organization, W.H., Healthy Eating during Pregnancy and Breastfeeding. 2001.

  3. Niebyl JR. Clinical practice. Nausea and vomiting in pregnancy. N Engl J Med. 2010;363(16):1544-50.

  4. Trottier M, Erebara A, Bozzo P. Treating constipation during pregnancy. Can Fam Physician. 2012;58(8):836-8.


Comments


bottom of page